Geral
10 Dicas para ajudar a evitar problemas na tubulação de Gás
10 Dicas para ajudar a evitar problemas na tubulação de Gás
Se você trabalha em uma planta industrial, escola, hospital ou até mesmo em um grande prédio de apartamentos, a tubulação de gás que entra e sai em sua instalação geralmente é um risco negligenciado. Vazamentos de gás natural podem criar uma atmosfera explosiva e inflamável dentro de um edifício. Explosões também podem ocorrer ao ar livre se uma linha de gás for corroída, danificada ou atingida durante a construção.
No caso de um incidente, a equipe da instalação deve revisar sua capacidade de desligar o gás natural, tanto na parte externa como na principal em locais diferentes. Eles devem ser capazes de identificar riscos que podem levar a situações inseguras. E eles devem ter um processo em vigor para evacuações de emergências.
Compreender a tubulação de gás pode significar a diferença entre a vida e a morte em um momento de emergência. Aqui estão 10 dicas para ajudar a evitar problemas de tubulação de gás natural:
1- Certifique-se de que seu Sistema de Tubulação de Gás e equipamentos de Combustão estão de acordo com as normas vigentes: NBR 13313 e NBR 15358
2- Verifique se os locais das válvulas principais de corte de gás natural são conhecidos. Essas válvulas devem ser verificadas quanto à operacionalidade. Em muitos casos, as válvulas principais de corte de gás natural não são operadas há anos e não podem ser movimentadas. As válvulas que necessitam de lubrificação precisam ser reparadas regularmente para permanecerem operacionais. Isso significa que selantes e equipamentos especiais precisam estar à mão e/ou disponíveis para manter as válvulas funcionando.
3- Verifique se as válvulas principais de corte apropriadas estão identificadas. Alguns serviços recebidos tem inúmeras válvulas. Isso pode ser confuso em uma crise.
4- Verifique se a entrada principal de gás natural está protegida em uma área cercada e trancada e se você possui uma chave e procedimentos para acesso. Se o seu principal serviço de entrada de gás natural não estiver protegido por uma cerca e/ou travas, considere a instalação. Certifique-se também de que os números de contato de emergência e as placas de "proibido fumar" estejam afixados perto desde equipamento.
5- Revise os sistemas de distribuição de gás natural de dentro de sua planta para garantir que você entenda como a tubulação é conectada em rede e onde estão localizadas as importantes válvulas de fechamento do sistema. Verifique se essas válvulas críticas da rede estão acessíveis, operáveis e tem alças instaladas.
6- Comunique o local de suas válvulas de fechamento de emergência, dentro e fora do local, ao corpo de bombeiros local.
7- Revise os planos de desastre de emergência do seu site para os locais onde as pessoas serão evacuadas em caso de incidente.
8- Rever as condições em que uma casa de caldeira ou área de processo seriam evacuados. Certifique-se de que, nos processos em que é necessário um desligamento ordenado, a equipe entenda quais procedimentos precisam ser seguidos. Este é o momento de revisar o procedimento em uma reunião formal com todos os operadores e funcionários relevantes. Em alguns casos, o equipamento deve ser especialmente preparado para um desligamento seguro.
9- Considere o impacto e a importância que os sistemas elétricos e a súbita perda de energia podem ter nos equipamentos de combustão. Em alguns casos, uma perda de energia elétrica pode fazer com que os sistemas de controle sejam reiniciados de maneira insegura. Revise suas operações observando quais sistemas e operações de controle precisam estear com energia de emergência ou backup de bateria.
10- Verifique se as informações de contato de emergência estão atualizadas. Isso inclui a revisão de números de telefone da equipe de emergência e gerenciamento, incluindo residências, celulares e pagers. Considere que muitas empresas de gás fundiram e/ou mudaram de nome. Eles também podem ter alterado as informações de contato de emergência. Considere complementar sua lista com informações sobre o número de recursos de desastres, como nomes e números de telefone dos fabricantes da caldeira, geradores, distribuidores nacionais e/ou até fornecedores de combustível (gás ou óleo).